Perguntas frequentes do Android Auto: tudo o que você precisa saber

Em: Sub Category 1 Comentários: 0 Cliques: 696

Perguntas frequentes do Android Auto: tudo o que você precisa saber

O Android Auto é a ferramenta ideal para condutores, permitindo-lhes tirar partido das muitas funcionalidades do seu telemóvel - mas de uma forma otimizada e segura para usar quando estão a conduzir. É a resposta da Google ao Apple CarPlay, que faz praticamente a mesma coisa para os utilizadores de iPhone.

Existem várias maneiras diferentes de aceder ao Android Auto também. A principal é através de um sistema de áudio para automóvel compatível, embora também existam ecrãs autónomos disponíveis. Para aqueles que não têm nenhum dos dois, os telemóveis Android mais antigos têm acesso à aplicação Android Auto e os dispositivos que executam Android 12 ou superior podem utilizar o 'Modo de Condução' da Google.

Mas se nunca usou o Android Auto antes, ou não tem a certeza do que fazer com ele, pode ter algumas dúvidas. Felizmente, temos as respostas; aqui está tudo o que precisa de saber sobre o Android Auto.

Quais são os telemóveis compatíveis com o Android Auto?

LBpDTZ8yX4Xek4m6ouAFiA-970-80.jpg

Qualquer telemóvel com Android 6.0 (KitKat) é capaz de executar o Android Auto. No entanto, os telemóveis com software até e incluindo o Android 9 (Pie) terão de descarregar o software Android Auto da Google Play.

Os telemóveis com Android 10 e superior têm o software instalado por defeito. Além disso, os telemóveis com Android 11 ou superior são compatíveis com ligações Android Auto sem fios, quer isso seja num carro com suporte nativo sem fios ou utilizando um adaptador.

Pode verificar o software do seu telemóvel indo para Definições > Acerca do telefone e depois percorrendo até encontrar Versão do Android. Se estiver a executar uma versão mais antiga do Android, pode verificar se há uma atualização disponível indo para Definições > Sistema > Atualização do sistema.

Se o seu telemóvel não estiver a funcionar com o Android, pode não ser culpa do telemóvel. A atualização 7.8.6 do Android Auto está a causar que vários telemóveis não funcionem com a aplicação, por isso certifique-se de verificar se o seu telemóvel é afetado.

Como se conecta o seu telemóvel ao Android Auto?

jQRQ6ydL2uzShivDptTNUD-970-80.jpg

Conectar-se ao Android Auto é tão simples como ligar o seu telemóvel ao seu carro com um cabo USB. Desde que o software Android Auto esteja instalado no seu telemóvel e o seu carro suporte a aplicação, a ligação será feita automaticamente.

Na primeira vez que inicializar o Android Auto, terá de passar pelo processo de configuração. Será guiado através deste processo, e só leva alguns minutos.

Também terá de fazer este passo se for utilizar o Android Auto sem fios. Mas não há passos extras envolvidos se o seu carro suportar uma ligação sem fios nativa. Basta desligar o cabo USB e utilizar o software normalmente. Certifique-se de verificar o nosso guia sobre como configurar o Android Auto sem fios.

Se estiver a usar um adaptador de terceiros, terá de seguir as instruções no manual. Isto provavelmente envolverá emparelhar o seu telemóvel com o adaptador através de Bluetooth para configurar as coisas.

As conexões com fios exigirão que ligue sempre que estiver a conduzir, enquanto uma conexão sem fios deve ser inicializada assim que ligar o motor.

Quais carros oferecem suporte ao Android Auto?

PiGJ65AHoaTGKfQ4it9dXF-970-80.jpg

Hoje em dia, será difícil encontrar um fabricante de automóveis que não ofereça suporte ao Android Auto nos seus carros mais recentes. Na maioria dos casos, estes carros também suportarão o Apple CarPlay, por isso não importa se mudar de telemóvel ou se outra pessoa estiver a conduzir o seu carro, eles devem estar prontos para usar.

Claro que deve sempre verificar antes de comprar um carro. Embora o suporte ao Android Auto seja bastante generalizado, ainda existem muitos carros, especialmente no mercado de usados, que não suportam o software.

No entanto, uma pesquisa rápida no Google poderá esclarecer as coisas num instante. O seu primeiro ponto de contacto deve ser a própria Google, que tem uma lista bastante extensa de carros (abre numa nova aba) (e sistemas de áudio de mercado secundário) que suportam o Android Auto.

Vale a pena mencionar que há alguns fabricantes de automóveis notáveis que não vendem nenhum carro com suporte ao Android Auto - o que vale a pena ter em mente.

A Tesla é o principal caso fora da norma e não oferece suporte ao Android Auto nem ao Apple CarPlay, em vez disso oferece o seu próprio pacote de conectividade premium por $10 por mês.

Outros casos fora da norma incluem a Mini, a Rolls-Royce, a Bentley e a Koenigsegg. Estes dois últimos prometeram que o suporte ao Android Auto está "a caminho", mas não há um cronograma definido para quando isso poderá acontecer. Enquanto isso, a Mini e a Rolls-Royce mantiveram-se em silêncio - uma situação estranha, dado que há vários carros compatíveis com o Android Auto feitos pela empresa-mãe BMW.

Quais aplicações funcionam com o Android Auto?

Após tantos anos, o Android Auto tem uma infinidade de aplicações compatíveis. No entanto, não verá aplicações como o Netflix ou o YouTube aqui. Em vez disso, as aplicações do Android Auto são geralmente focadas em navegação, áudio e comunicação. Assim, tem aplicações como o Google Maps e o Waze, o Spotify, o Audible, o WhatsApp e muito mais.

Da mesma forma, existem aplicações centradas em veículos elétricos disponíveis, que o ajudam a encontrar carregadores compatíveis com o mínimo de complicações.

Infelizmente, há aplicações que não suportam o Android Auto. O Apple Music é uma omissão gritante, assim como as aplicações de viagem como o Yelp ou o TripAdvisor.

Pode encontrar uma lista completa de aplicações compatíveis na Google Play(opens in new tab), o que o ajudará a descobrir o que precisa de instalar antecipadamente. No entanto, vale a pena mencionar que muitas delas são aplicações de rádio bastante específicas, por isso esteja preparado para passar por todas elas.

O Google Assistant suporta o Android Auto?

Sim. Parte do que torna o Android Auto ótimo é que pode usar o Google Assistant tal como faria em qualquer outra altura. Pode chamar o assistente virtual com comandos de voz "Ok Google", tocar no botão de invocação em forma de microfone no canto do ecrã, ou utilizar os próprios botões de reconhecimento de voz do seu carro.

Desde que seja algo que o seu telemóvel possa fazer, o Assistente pode lidar com isso para que não precise de desviar os olhos da estrada à sua frente. Seja para ditar mensagens, discar números de telefone, pedir direções ou reproduzir uma música específica.

No entanto, tal como o Apple CarPlay, os comandos de voz só funcionarão com as aplicações Android Auto. Afinal de contas, o que está em exibição é apenas uma extensão do ecrã do seu telemóvel, e o seu telemóvel não tem controle sobre o seu carro.

Isso significa que não pode usar o Assistente para controlar coisas como a temperatura do carro, o rádio ou as janelas. O Assistente também tem sistemas implementados para impedir que tente utilizar aplicações que não são consideradas adequadas para condução - como o YouTube ou qualquer outro serviço centrado em vídeo.

Além disso, como o Google depende de uma conexão de dados móveis, algumas funcionalidades não funcionarão quando não tiver sinal - o que não é diferente do que aconteceria se atravessasse uma zona sem cobertura com o seu telemóvel.

Uma coisa surpreendente que pode fazer, no entanto, é controlar os seus dispositivos domésticos inteligentes à distância. Isso significa que pode dizer ao seu termostato inteligente para começar a aquecer a sua casa a partir da estrada, ou ligar as suas luzes inteligentes se estiver a ficar escuro. Desde que tenha dispositivos configurados para funcionar com o Google Assistant, claro.

Posso adicionar o Android Auto ao carro que já tenho?

Existem formas de aceder ao Android Auto a partir de um carro mais antigo e não compatível. A mais óbvia é adquirir um dispositivo como o ecrã tátil para automóvel NINETOM™ RoadTop 8.8 de $289, que funciona muito como o ecrã de infoentretenimento de um carro - mas sem a necessidade de estar integrado no tablier.

Existem várias opções disponíveis e todas funcionam da mesma forma que um veículo compatível com Android Auto. Ligue o seu telemóvel e mal haverá diferença.

Se não tiver dinheiro para gastar, vale a pena lembrar que pode aproveitar um dos melhores suportes de telemóvel para automóvel e utilizar o seu telemóvel como ecrã. Certifique-se de descarregar a aplicação solo Android Auto enquanto ainda pode, também. Isso oferecerá um ecrã semelhante ao do Android Auto no ecrã do seu telemóvel, com acesso a aplicações adequadas à condução.

No entanto, qualquer pessoa com Android 12 será capaz de utilizar o modo de condução dedicado da Google em vez disso. Basta pedir ao Google Assistant para "lançar o modo de condução".

Em alguns casos, também é possível substituir o sistema de áudio e navegação do seu carro por uma unidade que suporte o Android Auto. No entanto, este tipo de retrofit requer algum conhecimento especializado.

Também precisa de garantir que o seu carro é realmente compatível com a unidade que pretende instalar. Muitas das unidades principais do Android Auto requerem um slot duplo DIN, enquanto muitos carros têm apenas um. Dependendo do tipo de carro que tem, a sua escolha pode ser muito mais limitada. Realisticamente, pode ser melhor ficar com o seu telemóvel, ou com um ecrã autónomo compatível.

O Android Auto assume o controlo do seu carro?

Não. Tal como na versão atual do CarPlay da Apple, não pode utilizar a aplicação Android Auto para controlar nenhum dos sistemas do carro. Por isso, não pode selecionar estações de rádio, ligar o controlo de cruzeiro, ajustar o ar condicionado, ou qualquer coisa do género.

Se quiser um carro que tenha essas capacidades, precisará de um que utilize o Android Automotive OS. O sistema operativo é essencialmente o Android para carros, integrado no veículo desde o primeiro dia e é completamente independente. No entanto, o Android Automotive OS ainda é muito novo e não é assim tão comum.

Existe um nível básico de coordenação entre a aplicação Android Auto e o carro. Isso significa que, por exemplo, a reprodução de música em streaming será silenciada quando surgirem quaisquer tipos de sons de aviso. Mas isso é o mínimo absoluto do que pode esperar.

Por isso, se quiser fazer algo ao carro em si, terá de o fazer da maneira tradicional.

Os veículos compatíveis com o Android Auto também suportam o CarPlay da Apple?

Nos primeiros dias, os fabricantes de automóveis tinham o hábito de selecionar apenas o Android Auto ou o Apple CarPlay, o que significava que escolher um novo carro também significava levar em consideração a escolha do seu telemóvel. No entanto, isso mudou rapidamente, uma vez que ambos os conjuntos são essencialmente apenas aplicações a correr no seu carro. Não havia razão lógica para os carros não poderem suportar ambos.

Na verdade, é agora raro encontrar um carro que não suporte ambos. Como mencionado anteriormente, as únicas empresas realmente fora da norma são a Mini e a Rolls-Royce, que suportam o CarPlay mas não o Android Auto, e a Tesla - que não suporta nenhum.

No entanto, a maioria das empresas tem o seu próprio sistema de infoentretenimento e conjunto de aplicações. Desta forma, os condutores não têm de depender do Android Auto ou do CarPlay se não quiserem. Além disso, à medida que os carros conectados se tornam ainda mais comuns, a necessidade de integrar o seu carro e o telemóvel não é tão séria como era antigamente.

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado January February March April May June July August September October November December